SEFFILER | Gordura Cutânea e seu uso recente em Procedimentos Dermatológicos
Preenchimento
Bio-estimulação
Regeneração dos Tecidos Superficiais
Primeiramente, irei relembrar alguns conceitos biológicos para que possamos entender como a Gordura cutânea pode ter múltiplas qualidades e funções biológicas, além do já conhecido conceito de fonte de armazenamento de metabólitos energéticos.
Regeneração tecidual: É o contrário da degeneração, ou a restituição de componentes dos tecidos (pele entre outros) idênticos ao que foi removido, ou degenerou.
Este reparo é possível em tecidos, os quais possuem células com a capacidade de se proliferar ou tenham células tronco.
- Células tronco embrionárias: diferenciam-se em praticamente qualquer tipo de célula no corpo. Exemplo: embriões humanos
- Células tronco adultas ou somáticas: capacidade em se diferenciar em tipos de células específicas do tecido onde residem
- Células tronco mesenquimais: tem a capacidade de se diferenciar em uma variedade de tipos de célula (medula óssea e gordura); sendo que a gordura é mais fácil de ser obtida e mais produtiva
Gordura como célula-tronco: O conceito de que a gordura é apenas um tecido de armazenamento energético mudou.
As células adiposas são células pluripotentes, com qualidades regenerativas, imunomoduladoras e endócrinas. A célula de gordura ou ADIPÓCITO é uma célula tronco mesenquimal, ou seja, tem a capacidade de se modificar em diferentes células (de outros tecidos por exemplo).
Os adipócitos secretam substâncias com diversas propriedades como: anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes, que promovem “fatores de crescimento”.
Os adipócitos são capazes de regular a resposta imunológica do organismo e prevenir a apoptose (morte celular). Além das propriedades endócrinas, a gordura cutânea tem propriedades parácrinas: comunicação entre a células do tecido local através da liberação de adipocinas; promovem também a angio gênese (aumentos da vascularização sanguínea).
As características mencionadas fazem da gordura em excelente material biológico para:
- Preenchimento: há uma imensa população de pacientes utilizando preenchedores, principalmente com ácido hialurônicos, que vem sendo utilizados há algumas décadas sem maiores complicações quando bem aplicados; no entanto, a mesma técnica utilizando um tecido biológico e autólogo (do próprio paciente) transforma este procedimento em um procedimento natural, sem a injeção de produtos sintéticos na face por exemplo.
- Bioestimulação: da mesma forma o uso de bioestimuladores para restauração da “firmeza” dos tecidos é uma prática comum nos consultórios dermatológicos. Porque não substituir um bioestimulador sintético por um natural de seu próprio organismo, para tratar flacidez?
- Regeneração: utilizar a gordura para reverter os sinais de envelhecimento solar por exemplo, causados pela radiação ultavioleta.
Um grupo de pesquisadores Italianos desenvolveram uma técnica de obtenção de pequenas quantidades de gordura, com processamento delicado deste tecido, de maneira simples e segura (quando realizado de forma adequada), para produzir diferentes componentes de gordura, como:
- MILIFAT: utilizam esta denominação para a gordura aspirada sem processar e sua indicação é para o preenchimento profundo (harmonização facial)
- MICROFAT: para preenchimento superficial; como linhas de expressão e sulcos
- NANOFAT: gordura processada, para aplicação superficial como um bioestimulador
- SECRETOMA: é o produto obtido através da centrifugação da gordura, para injeção dérmica com propriedades anti-inflamatórias e de regeneração cutânea
Benefícios do tecido adiposo em relação a produtos sintéticos
- É um tecido disponível em diferentes áreas com potencial doador e de obtenção minimamente invasiva.
- Possui alta concentração de células regenerativas.
- Em 1 g de tecido adiposo podem ser isoladas 5000 células tronco (500 vezes superior à medula óssea).
- Diferente da vários tecidos, inclusive a medula óssea, não apresentam alterações com a idade.
- Terapia autóloga (do próprio paciente): apresenta menor risco de complicações.
Características do Método:
- Coleta com menor trauma e risco.
- Procurar planos mais superficiais de gordura, com a preocupação de preservar a camada areolar (não comprometendo o contorno superficial); a gordura mais superficial é rica em células mesenquimais (grande capacidade de diferenciação em outros tipos de células).
- Mínima manipulação da gordura: manutenção da vitalidade celular (adipócito) e sem necessidade de fragmentar a gordura.
- O tecido a ser enxertado deve estar fluido para ser aplicado com agulha e/ou cânulas.
Anestesia:
- O procedimento é realizado totalmente por anestesia local com uma fórmula consagrada pela sua segurança e prevenção de sangramento (fórmula de Klein)
Desde 2015 o autor italiano A. Gennai e colaboradores desenvolveram esta técnica e a denominaram de Superficial Enehanced Fluid Fat Injection (SEFFI). Com a obtenção de gordura em pequenas áreas doadoras conseguimos reproduzir grandes quantidades de células tronco, regenerativas, com as seguintes indicações:
- Preenchimento facial: tratamento de linhas e sulcos da face
- Bioestimulação: estímulo na produção de colágeno e elastina, tratamento da flacidez
- Regeneração: restauração da pele danificada
- Estímulo de fatores de crescimento: tratamentos de regenerativos como por exemplo queda de cabelos
Tivemos nesta semana nosso primeiro grupo de capacitação da técnica denominada SEFFILER; com resultados bastante promissores.
CLINICA TOVO DERMATOLOGIA | DR TOVO LUIS FERNANDO TOVO | 32530319 995331300


